A faringe é porção da anatomia que conecta o nariz e a boca, à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entre estes dois aparelhos.
A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que atua como uma válvula: durante a inspiração, o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago, conduzindo o ar para o canal correcto (traquéia).
Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Em seguida o alimento desce para o esôfago.
A faringe humana é divida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral; e laringofaringe, posterior à laringe. A parte inferior da laringe, onde esta comunica-se como o esôfago, chama-se hipofaringe
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoHWlC2I9nZBQao4p6WGXlSxbZBua22XOpN0o2McgtQvJAJHXDGCgaZ70KCsQ84Qg4R1rBXajp0aFXsheStdMoqhv-CoVBS9sgaibsIH8zBFSGI_gHuThP7rJSUBOMRK8s5BYe0XLjQWc/s320/faringe.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário