![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2GwjZlDhyphenhyphenaWpS7-_r62uKrHKd0xVRRu59sNn65JxUjirQQMV4IRWlnyx8_lFfh2fJWP7GCnjCLlvV038e8Z6A-5N5v4j2gcnwmP3gzdyk7FV_xbPo9BxEfk-ClDNqW2uYKrINsH4OhtU/s320/esofago-5.jpg)
O esôfago é um órgão oco que, em muitos animais, une a faringe ao estômago.
Suas contrações através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago (em 2 segundos, aproximadamente) , mesmo que você esteja de cabeça para baixo.
Histologia
É revestido por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e/ou parcialmente queratinizado, segundo a zona de localização na mucosa esofágica e a natureza da dieta alimentar, que é protegido por muco de glândulas mucosas menores situadas na parede do órgão.
Ele está divido em 3 partes: uma proximal, uma média e outra distal. Na parte proximal as fibras musculares são na sua maioria estriadas esqueléticas, já na sua parte distal, na proximidade do estômago todas as fibras são musculares lisas.
É composto por 3 camadas: uma mucosa, uma submucosa e outra muscular. A camada mucosa é composta por um revestimento epitelial pavimentoso estratificado, uma lâmina própria de tecido conjuntivo. A camada submucosa contém pequenas glândulas que lançam suas secreções em direção à luz do esôfago. Essa secreção contém substâncias as quais combatem os agentes infecciosos do meio externo. A camada muscular se divide em externa e interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário